VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Itália quer rejeitar advogado que burla Exame de Ordem


A Ordem dos Advogados da Itália pediu à União Europeia carta branca para rejeitar a inscrição automática de advogados europeus. A instituição perguntou ao Tribunal de Justiça da UE se o jeitinho dado pelos italianos para não fazer o Exame de Ordem configura abuso de direito. Se a resposta for "sim", a Ordem italiana poderá rejeitar inscrições de advogados que trabalham na Espanha, por exemplo, onde o Exame de Ordem não era exigido até o ano passado.
Passaporte da Advocacia
Há mais de dois anos, a Advocacia italiana vem reclamando que graduados na Itália usam as regras do direito comunitário e a falta de exigência do exame na Espanha para burlar o Exame de Ordem. O caminho era...
simples: o bacharel homologava seu diploma na Espanha e já era registrado como advogado no país. De volta à Itália, era só validar seu registro e começar a trabalhar. O Exame de Ordem é exigido em praticamente todos os países da Europa. Só Andorra não avalia os bacharéis antes de deixar que eles advoguem. Na Espanha, o Exame de Ordem foi instituído no meio do ano passado.
Exagerado
O chefe da advocacia portuguesa, António Marinho e Pinto, aquele mesmo que disse que Brasil exporta prostitutas, reconheceu que os brasileiros também exportam outras coisas: cantores. Pinto, presidente da Ordem dos Advogados de Portugal, citou trechos da música Ideologia, de Cazuza, para encerrar seu discurso na abertura do ano Judiciário português. “Meus heróis morreram de overdose; meus inimigos estão no poder”, declamou Pinto. Ao discursar, o bastonário também recorreu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao poeta Luís de Camões e a Jesus Cristo.
Diretas e indiretas
No discurso de Marinho e Pinto, não fica bem claro quem seriam os heróis. Os advogados portugueses, provavelmente. A referência aos inimigos é mais nítida. O bastonário criticou o plano de austeridade de Portugal, afirmou que o governo altera as leis “com a finalidade de conquistar popularidade fácil” e rechaçou o uso de tribunais arbitrais para disputas tributárias, “que em muitos casos não passam de meros instrumentos para legitimar verdadeiros atos de corrupção”.
Cinquentona
A Itália comemorou, na semana passada, meio século do ingresso das mulheres na magistratura. Até 1963, a profissão era reservada aos homens, mas uma lei aprovada há 50 anos abriu a carreira também para as mulheres. Hoje, a Justiça na Itália tem praticamente o mesmo número de juízes de cada sexo: são pouco mais de 4 mil juízas e 4,7 mil juízes.
Informante virtual
Na Inglaterra, os tribunais do júri estão sendo ameaçados. E a grande vilã é a internet. O advogado-geral da Inglaterra, Dominic Grieve, afirmou que a rede e toda a infinidade de informações verdadeiras e falsas disponíveis ameaçam a integridade do sistema judicial britânico. “Como podemos ter certeza que os jurados decidem com base nas provas apresentadas no julgamento, e não de acordo com aquilo que lerem nos seus celulares a caminho do tribunal?”, questionou Grieve, durante discurso na semana passada.
Aline Pinheiro, correspondente da revista Consultor Jurídico na Europa.
Revista Consultor Jurídico, 12 de fevereiro de 2013
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no meu perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567. Esteja à vontade para perguntar, comentar, questionar ou criticar. Acompanhe.Terei muito prazer em recebê-lo.

Seja um membro!

Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!

Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.


Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAISO

ITANHAÉM, MEU PARAISO
Um lugar pra chamar de meu. Com o coração. Meu de minha alma; meu de adoção, de coração.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!